Tipos de Papel Mais Utilizados

Um material bem produzido precisa ter também uma boa impressão. Um dos pontos que mais influenciam na qualidade do material como um todo é a escolha do papel que será utilizado. Esse é um ponto muito importante, que interfere no produto final e que precisa ser avaliado com cuidado.

Abaixo segue alguns tipos de papéis e suas aplicações:

Papel Couchê
Por conta da sua qualidade de impressão, custo x benefício e pelo aspecto liso das folhas, é um dos mais utilizados em materiais gráficos. É o papelmais comum entre as gráficas, encontrado em quase todas elas. Esse tipo de papel é revestido com uma camada de adesivo e pigmento, por isso é menos poroso e absorve menos a tinta. Muito utilizado para folders, folhetos, cartazes, malas diretas, revistas, cartões de visita, tags, capas de livro, etc.
Mais resistente que o OffSet, o papel couchê pode ser encontrado nas versões com brilho e fosco, que apresentam resultados finais diferentes. O couchê com brilho reflete a luz e assim o material apresenta cores mais vivas e brilhantes depois da impressão. Muito indicado para materiais como interior e capas de catálogos, flyers e cartões de visita. Já o couchê fosco absorve a luz, apresentando cores menos vivas, mas muito mais puras e agradáveis.Esse tipo de papel confere ao material um ar de sofisticação, sendo também muito utilizado na produção folders, flyers e cartões de visita. Gramaturas: De 90 a 300 g/m².

Papel Reciclato
Papel reciclado de boa qualidade e textura única. Ideal para quem busca um aspecto diferenciado para cartões de visitas, papel timbrado, pastas e diversos outros itens de papelaria.

Papel Duplex
Mais conhecido como papelão, é um tipo de papel composto por 2 camadas de papel, sendo a primeira de branca, acetinada e lisa e a segunda camada com uma pasta não branqueada (por isso o papel fica com essa cor). O verso do papel permite melhor qualidade e produtividade na hora da impressão. A gramatura do papel Duplex é 250 gramas e 300 gramas. Muito utilizado em calendário de parede, sacolas, caixas, embalagens.

Papel Off-set
É o Papel mais utilizado, e como possui bastante cola na sua composição, ele tem superfície uniforme. É um papel bastante branqueado (dos branqueados é o mais barato), encorpado e possui textura fosca e resiste o melhor possível a ação da umidade, o que é de extrema importância para a impressão pelo sistema off-set. Além a vantagem de baixo custo, possui alta qualidade, com grande nitidez , cores vivas e intensas das áreas impressas. A gramatura este papel varia de 56 gramas a 240 gramas. Muito utilizado em miolo de livros, papel timbrado, miolo de revistas e folhetos.

Leave A Reply