Encadernação

A encadernação é uma forma de unir e fixar várias folhas em um mesmo tipo de material revestido de capas duras. As funções da encadernação são facilidade de manuseio e proteção dos variados modelos de cadernos, livros, revistas, agendas, catálogos e muito mais. Além disso, a encadernação propicia um acabamento melhor dos produtos.

Veja, os principais tipos de encadernação:

Canoa ou Dobra e grampo
Esse método consiste em grampear folhas, é muito utilizado em revistas. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende a capa por meio de um grampo.

Espiral
Encadernação produzida em espiral a partir de um arame.Todas as folhas são furadas para que possam encaixar perfeitamente no arame, uma característica muito interessante é que nessa forma de encadernação não há limite de folhas. É a mais popular e muito usado em apostilas.

Wire-o
A encadernação wire-o é uma forma evoluída do tipo espiral, é um arame metálico sofisticado, onde os furos são quadrados. Permite o uso de capa dura, que deixa o material mais resistente e profissional.

Capa Dura
Um dos métodos mais utilizados de encadernação, principalmente utilizado por universidades e faculdades para entrega de TCC´s.
O miolo é costurado para se fazer a junção de todas as folhas e depois junta-se a capa e miolo, assim finalizando a encadernação capa dura. Existem algumas cores que podem ser utilizadas nessa encadernação: Preto, Azul, Verde, Vermelho, Marron, etc.

Hot Melt
Encadernação que utiliza uma cola ativada termicamente, sem necessidade de perfurar os materiais a encadernar.
São utilizadas capas com uma tira de um material colante que é ativada através de equipamento próprio, que aquece a cola, selando assim os conteúdos a encadernar. É indicada para revistas, com volumes entre 40 e 200 páginas.

Leave A Reply